Entendendo o básico

     Primeiramente, antes de postar qualquer review ou teste de desempenho dos jogos, eu gostaria de explicar algumas informações importantes para as pessoas que não entendem muito acerca de jogos. Caso você já seja um expert em placas de vídeo, gameplay, configuração gráfica, etc., pode pular essa parte.

Video-Game:

     Em sumo, video-game é um jogo com imagens visuais provindas de uma TV ou Monitor. Geralmente sempre foram atribuídos a Computadores Pessoais e Consoles específicos (que eram apenas computadores modificados com o único intuito de jogos). Hoje em dia existem vários consoles (os mais famosos são o Wii, Playstation 3 e Xbox 360), mas também é possível jogar video-games no PC (computador pessoal), só que nesse caso seria necessário uma placa específica para renderizar os gráficos tridimensionais, a placa de vídeo.








Placa de Vídeo:

      Todos os computadores têm placas de vídeo, sem elas não seria possível ver nada no monitor, a diferença entre uma e outra é a capacidade de renderização: placas mais caras renderizam melhor imagens e gráficos tridimensionais, o que atualmente é o coração da maioria dos jogos comerciais. 

      Existem 2 tipos de placas: Offboard e Onboard. Placas offboard são aquelas que não são integradas com a placa mãe, placas onboard são as integradas.  A placa mãe como todos já sabem é a principal placa do computador, nela estão inseridos todos os dispositivos (memória, processador, DVD-ROM, etc.) do computador. Algumas placas mais importantes estão integradas já na placa mãe, como por exemplo a placa de som, a placa de entrada e saída - I/O e a placa de vídeo. Normalmente, as placas de vídeo integradas não são tão potentes quanto as placas de vídeo compradas separadamente (offboard), que possui uma memória própria e um processador próprio exclusivo para renderização gráfica tridimensional. Já as placas de vídeo integradas possui uma memória compartilhada e utilizam o processador do próprio computador para a renderização, o que deixa o desempenho delas muito fraco.



Intel HD Grapnics:


Esta placa é a padrão atualmente vinda nas placas mães da intel. Ela é uma placa de vídeo integrada (onboard) que utiliza a memória e o processador do computador para renderizar as imagens tridimensionais. A grande diferênça desta placa é que com os processadores mais novos (como é o caso da linha intel core i3, i5 e i7) ela se integra muito bem, utilizando um dos processadores (já que são multi-core - vários processadores em um só) como se fosse um processador prórpio da placa. Isso melhora o desempenho e muito, mas mesmo assim ainda é bem inferior ao desempenho das placas offboard de qualidade.

      Esse forum é dedicado a explicar o funcionamento de vários jogos comerciais nesta placa, analisando o desempenho e a jogabilidade dos mesmos. Para isso precisamos ainda entender alguns termos técnicos acerca de jogos.


Termos importantes:

 

FPS - Frames Per Second (Frames por segundo): é a quantidade de imagens que são exibidas por segundo em uma tela. Um filme normalmente exibe entre 20 e 30 imagens por segundo, assim também os video-games. Em um nível aceitável, os consoles executam a maioria dos jogos com 30 FPS, alguns deles as vezes aumentam essa quantidade para melhorar a jogabilidade. Em um nível de aceitação ocular, o máximo de FPS que se necessita para uma jogabilidade perfeita é 60 FPS, esse seria o ideal de todos os jogos. FPS mais baixos causam o famoso lag (Latency At Game, em português: Latência no jogo) que são pausas indesejadas durante as partidas.





 

Sombras Dinâmicas: São na maioria das vezes a configuração mais "pesada" existente nos jogos. Normalmente se melhora a quantidade de FPS removendo essa opção gráfica.





 


Anti-aliasing: É a suavização do serrilhado nas bordas dos objetos tridimensionais.









Filtro Anisotrópico : é um método de melhorar a qualidade de imagem das texturas em superfícies que estejam à distância e num ângulo pronunciado.








Mais informações acerca de configurações gráficas serão exibidas de acordo com o andamento do blog e das postagens desde que se faça necessário.

Por enquanto é isso pessoal.
Até a próxima.