sábado, 31 de dezembro de 2011

Portal 2 - Surpreendentemente aceitável

O jogo Portal 2, publicado pela Valve Corporation como sequência do video game de Portal 2007, foi anunciado em março de 2010, tendo lançamento oficial em abril de 2011. O jogo inovou pelo fato de ser um jogo de puzzles no estilo Jogo de tiro em primeira pessoa (First Person Shooter). O jogo se baseia em criar portais que levam de um canto a outro para poder escapar de um cenário complexo e cheio de obstáculos que deixam o jogo ainda mais interessante. A história é simples, mas os personages são o charme a parte. Os robozinhos têm um ótimo senso de humor e as piadas da vozes de comando são hilárias ("... ciência não é sobre por quê, mas sim por que não fazer isso?!" ou "...você pode se perguntar se estes testes são perigosos, mas eu vou lhe responder com outra pergunta: quem quer ganhar 60 pratas?!"). Os puzzles para tentar sair do local são muito bem elaborados e, no decorrer do jogo, várias reviravoltas acontecem deixando a história bem excitante.

Por sorte, esse jogo não necessita de uma jogabilidade ágil, o que permite uma supressão de frames (da mesma forma que Street Fighter IV) e o frame rate é fixo por padrão. Sendo assim, é possível uma jogabilidade aceitável até os 20 FPS sem haver lentidão, o que deixa o jogo com um desempenho muito aceitável.






Quanto a Instalação:

 A instalação novamente correu sem problemas, o jogo executa normalmente e tudo ficou nos conformes, e ainda foi surpreendentemente rápida. A inicialização é normalmente rápida e o jogo flui bem na introdução e início.





Quanto a Performance:

Por ser um jogo bem recente e possuir gráficos exuberantes, foi uma grande surpresa o seu desempenho nesta placa. Como a valve não utiliza nenhuma Engine de terceiros (como a Unreal, Crytek, etc.) e utiliza sua própria, que é bem mais leve e utiliza texturas com luz simuladas ao invés de luzes dinâmicas, o desempenho fica bem mais aceitável do que em outros jogos FPS com gráficos do mesmo nível. No vídeo de desempenho a baixo foram testadas 3 configurações: Mínima, Moderada e Máxima. em todas o FPS médio não ficou a baixo de 20 e o mínimo nunca a baixo de 15. Mesmo assim a jogabilidade não é tão afetada. O vídeo ficou sem som porque eu o retirei para deixar o FRAPS (programa para gravar o vídeo do jogo) mais leve para ficar o mais fiel ao FPS real. No final do teste de cada configuração há screenshots com o FPS sem o FRAPS.










Para quem utiliza o Rocket Dock, o icone segue abaixo:








Bem, é isso. Qualquer dúvida a respeito deste jogo executando nesta placa podem postar comentários que irei responder de acordo com a demanda.
Outras dúvidas, sugestões, críticas e etc. podem ser postadas também que serão levadas em consideração.

Muito obrigado e feliz ano novo para todos.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog, eu tenho uma placa igual mas meu processador é um i5 460m não muda muita coisa e consegui rodar muitos jogos, como o Call of Duty Modern Warfare 3 e Fifa 12 continue postando os desempenho espero curtir mais. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os testes :D

    Teria coomo você testar o Resident Evil 5?

    Estou pensando em comprar um notebook Core i3 330m da Samsung que está em promoção do BIG da minha cidade.

    ResponderExcluir
  4. todos os jogos da valve rodam lisos no nosso querido intel hd grahpics, eu tenho um core i3 e ainda não testei esse portal 2, vou começar a baixar já, a eu tenho dicas, eu rodo left 4 dead 2, cs source e hl2 todos no máximo fica de 20 fps pra cima realmente a engine da valve é de se surpreender mesmo e tenho certeza absoluta que esse jogo é o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. É que eles não utilizam sombras dinâmicas pra tudo. Por isso que fica bem mais leve. Agora, quando a valve fizer o steam para linux, acho que o desenpenho vai melhorar. Doom 3 roda melhor no linux do que no windows neste laptop.

    ResponderExcluir
  6. Bom review, essa placa até que é bem poderosa. Uma sugestão de teste que eu queria deixar, é o novo devil may cry, o tal reboot tanto falado por aí. Eu sei que é um jogo bem atual, mas vale a pena conferir.

    ResponderExcluir